18 de outubro de 2010

O Simbolismo também foi chamado de Decadentismo, Impressionismo e Nefelibatismo. Teve início em 1880 na França e foi se espalhando, tendo mair destaque na área da poesia. O contexto era de profundas modificações sociais e políticas,causadas pela expansão capitalista, mas muitas pessoas não estavam satisfeitas com o materialismo excessivo e alertavam para o mal-estar espiritual trazido pelo capitalismo.
A partir dessa oposição, no campo da poesia surgiu o Simbolismo.Os poetas simbolistas acreditavam que a realidade é complexa demais pra ser apreendida e descrita de maneira objetiva e racional, como pretendiam os realistas e parnasianos. Eles voltaram-se para o universo interior e os aspectos não-racionais e não-lógicos da vida, como o sonho, o misticismo, o transcendental. Propunham o exercício da subjetividade contra a objetividade - retomando, de modo diferente, o individualismo romântico. 
Gilka Machado foi a maior figura feminina do Simbolismo, segundo o crítico Péricles Eugênio da Silva Ramos. Seus poemas, de intenso sensualismo, chegaram a causar escândalo, mas revelaram novas maneiras de expressar o erotismo feminino.           


                                                                                              Jéssica Campos 

Nenhum comentário:

Postar um comentário